sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

A metáfora geométrica.

Eu muito tenho medo de me aventurar em devaneios sobre a vida. Dona de tanta armadilha. Mas há algo que desafogou como quando se empurra uma bola até o piso da piscina e se solta. E como é bom uma bola redonda.

De fato, passado pela minha cabeça a visão de outrém de que a vida é circular ou que se assemelha a tal, muito me agonia a idéia simplificada da afirmação. A vida não é algo simples que possa se assemelhar a alguma coisa, e muito menos a um círculo. Mas se a questão é a geometria, vamos a ela:

Um círculo feito por uma criança, é composto de uma linha redonda, nem sempre perfeita, e de seu preenchimento. Já para aqueles com alguma formação, têm-se o contorno e a área do círculo. E para os especializados, escolhem se vão colocar o círculo nos seus estudos com astros, copos ou moléculas. Mas há algo de comum: a razão Pi.

E assim pergunto se há algo de comum na vida se não a regra de que ela é limitada. Tomado então, o Pi (também usado como censura) da vida, como sua limitação, o que não se enxerga, pelo menos na superficialidade das afirmações vistas por mim, é que o tamanho do círculo muda. O tamanho da linha muda.

Existe uma necessidade em parar de olhar para o que já é fato, e preocupar-se em maximizar o tamanho do círculo. Quanto mais preenchemos o círculo, mas a linha aumenta. E se quiseres tomar a linha como a da vida, vai a boa notícia de que o fim fica mais longe caso se preencha mais.

Por mais confusa que estas idéias fiquem, elas tem de fato que ser. Não há idéia simples sobre a vida. Apenas uma razão comum. E se é girando em círculos que se fica tonto, confuso, é porque a semelhança é muito mais sentida do que geometria.

E é por isso que eu volto a dizer: como as crianças são felizes! Elas nunca desenham um círculo perfeito, e por isso, não pode-se se aplicar a razão Pi.

E elas ainda pintam da cor que quiserem. E sem deixar branquinhos.

7 comentários:

Anônimo disse...

A vida é efemera...e por ser assim....num piscar de olhos, sinto que a complicamos mais do que devíamos. O post bateu legal..."E como é bom uma bola redonda..."

Binhá

Sthéfanie disse...

Bê do céu. Você me fez raciocinar hoje. haiuahiauhi

C. disse...

han?

C. Lisdália disse...

Caramba! Gostei mto do post... ótima analogia!

Vi vc comendando no blog da Thayne e resolvi vir bisbilhotar!

Gostei!

=)

. disse...

Bê! Botei um post explicativo!

A proposito (sem acento pq meu teclado néao tem), otimo texto!

Larissa Caixeta disse...

Por isso que ninguém entendia o desenho do Pequeno príncipe, neh?
*--*

(L) você.

Anônimo disse...

mas B. o circulo aumenta, e sua linha tb, Mas, o pi sempre vai estar lah. n seira o caso de descobrir o PI da vida....a sua constante?