terça-feira, 10 de março de 2009

Culpa.

É comum questionar se estamos no mundo correto. Mas esquecemos de que, por vezes, estamos no nosso próprio mundo e por ele não parecer com o real, parece irreal. Podemos, e em boa parte somos, ser bivalentes em termos de vivência. Só que não sabemos. O que parece emoção em momento de euforia, pode ser sem lógica na calma do travesseiro. E eis que o travesseiro vira túmulo para uma consciência semi-falecida por auto-flagelação.

Que culpa eles tem? Preconceito é preconceito independente de para com quem ou com o que! Isso não é um julgamento meu. Isso é do próprio conceito de preconceito. Da minha parte, só acho que não há preconceito que não possa ser mudado. A natureza humana por vezes foi. E pensamentos estão longe de ser naturais.

Que culpa tem as pessoas? Ao entender que todos somos diferentes, não devemos parar por ai, se acomodando. Não é cômodo pra ninguém lidar com todos sem uma indiferença ou uma desavença. Contudo, é sublime perceber que por serem outras vidas em contato com a sua, todas tem algo a acrescentar a sua. Não apenas as julgue. Saiba tirar positividades. Isso sim é ser inteligente.

Que culpa tem a sociedade? E quando se fala em sociedade, parece uma palavra abrangente e até revolucionária, de textos manifestos. Mas considere apenas um grupo de pessoas que se relacionam. Que culpa tem se comentar e falar é nato de um ser humano? Não relacionar-se é tão prejudicial que seria passível de uma privação de intelecto. Não há como ter crescimento pessoal, sem ser, primeiramente, uma pessoa. Não culpar os outros é o ponta-pé inicial em obter um perdão dos seus próprios julgamentos.

Que culpa tem o amor? Ele nunca pediu para ser definido e não se importa o quanto o usem. Apenas, faça bom uso. Não se esqueça de que amor e todas as emoções adveem do coração, mas se maximizam se sinceras. E sinceridade, não é emoção nem razão. Sinceridade é fruto de bom-senso.

Que culpa eu tenho? Eu só queria fazer de tudo um pouco mais sincero. Um pouco mais inesquecível. E quando digo tudo, é tudo! De amores à amizades. De discussões à declarações. De caminhas à noitadas. De solidão à companheirismo. Posso até estar errado quanto a beleza da sinceridade. Mas a verdade é que, até então, quando minha vontade de sorriso falou mais alto, ele veio de várias formas. E não só em mim.

Talvez ai esteja a minha culpa. Querer levar o prazer de viver apenas pra um mendigo que ajudei, pra uma senhora que passava solitária e uma flor entreguei, pra uma mãe que acalmava o filho no carro que fiz o favor de dançar e distrair sua criança, ou de imaginar todas outras situações humanas em superficialidade que devem ser ressaltadas. Acho que deveria sair da imaginação. Não há como ter resposta negativa. Então, por que não o fazer? Com todos!

Não caia no mesmo erro que eu. Apenas me acompanhe. Viva.

10 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

sempre levando o prazer de viver1
:) é sua cara.

Beijoo B.
;*

P.S.: compre o livro! :)

Anônimo disse...

Viva!
Não há palavra melhor do que essa!
Resume tudo!

E eu te acompanharei sempre ;)

Amo vc!
Beeijos!]
=***

Anônimo disse...

Se superando a cada texto. xD

Te amo
Beijo ;*

Anônimo disse...

como diria a amanda,
"Raaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaain"

hsauhsauhsau

Gabriel Araujo disse...

E compre o livro que eu recomendei Bê!
abraço, Gabriel.

Anônimo disse...

Broonco, sempre me surpreendendo.
adooro seus textos (L)

:*

Anônimo disse...

Já foi dito que é atraves do outro que posso saber quem sou... viva as relações!
Feliz daquele que consegue ampliar a visão e ver todas as possibilidades de uma situação ou pessoas...viva a sabedoria!
Diferenciamo-nos pela "palavra". Pena desconhecermos o poder que elas tem... viva a auto-vígilância!!
Quanto mais perto do nosso "eu" verdadeiro, de nossa identidade, mais harmonicamente estaremos conosco e com o mundo... VIVA A SINCERIDADE!!

ORGULHO E AMOR POR VC!!

Larissa Caixeta disse...

Cada dia melhor. sério. inexplicável.

Unknown disse...

De fato compartilhamos da mesma fonte:a eterna busca pelo inesquecivel a se oferecer.O motivo de meus tombos;a razão de meus maiores surtos de alegria.Belas palavras.
abraços